sábado, 14 de julho de 2012

Convite: 'O Sentido Cristão do Casamento e da Sexualidade'

A Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM convida a todos os amigos de Montes Claros - MG para:


Dúvidas? Entre em contato conosco.
Virgem Santíssima, ora pro nobis!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dom Bux: "A Igreja não é um Concílio permanente"

Por João S. de O. Jr.

Não entraremos no mérito das conversações entre Santa Sé e FSSPX, até porque é um tema complexo e precisa de análises minuciosas das lideranças envolvidas que estão precisando de muita luz do Espírito Santo para discernir e decidir o que for melhor para o bem da Tradição da Santa Igreja. E de fato, devemos rezar muito pela situação atual da Igreja. Recomendo a quem quiser se interar ao assunto, acompanhar o fórum do site Apologética Católica, aqui. Contudo, destacamos uma recente entrevista que traz afirmações interessantes da polêmica Concílio Vaticano II:

Fonte: http://ads.tt/sAfXzA
Tradução de Tânia Souza Machado

Dom Nicola Bux

 "Em uma entrevista exclusiva a “R.Catolique”, D. Nicola Bux, consultor de numerosas congregações romanas, homem de confiança do Santo Padre, nos confirma que a “análise crítica” do CVII é legítima e que o papa deseja de todo seu coração a reconciliação com Écone (Sede da Fraternidade Sacerdotal São Pio X).
1. D.Nicola Bux, o sr. publicou recentemente, em companhia do cardeal Brandmuller e de Mons.Marchetto um livro apresentando as chaves de Bento XVI para interpretar o Concilio. É um ponto sensível no processo de reconhecimento da Frat. S. Pio X.

NBux: Uma correta hermenêutica é de resto a primeira chave dada por Bento XVI em seu famoso discurso na cúria romana sobre a interpretação e a ecumenicidade do CVII. O renovamento ou a reforma não pode se operar na Igreja a não ser na continuidade à luz do binômio indissociável “nova et vetera.” Ora, os documentos do Concilio saíram do contexto da Tradição da Igreja e frequentemente usados como expressão de uma atualização que, em lugar de associar “nova et vetera”, mitificou o Concilio, retendo apenas a novidade. Assim o Concilio foi transformado numa espécie de ideologia, um “super dogma”, como disse o então cardeal Ratzinger aos bispos chilenos em 13.7.1988. Há a necessidade de uma apresentação histórica verídica do Concilio como instrumento de atualização no sentido de “renovação na tradição.” Um aspecto geralmente abandonado na compreensão do Concílio é aquele do consenso, da maneira pela qual ele se forma. O caminhamento que ele leva passa através do diálogo entre opiniões diversas desembocando sobre a elaboração de uma síntese, de menos no que concerne à doutrina não definida e ainda em desenvolvimento – as novidades não são necessariamente definitivas e irreformáveis, mas são orientações que o magistério pontifical ordinário interpreta, precisa e desenvolve ulteriormente. Deve-se ter em conta igualmente o fato de que os documentos conciliares não são todos, entre eles, mas também neles, da mesma natureza. A este respeito eu não vejo porque o CVII escaparia a analise crítica à qual foram submetidos os precedentes Concílios.


2. Na nota para a congregação para a doutrina da fé explicando a nomeação surpresa de Mons. Di Noia para a vice-presidencia da Comissão Ecclesia Dei, ele afirmou que “a nomeação de um prelado desta linha (arcebispo) a um tal posto” pelo papa representava um “sinal da solicitude pastoral para com os fiéis tradicionalistas em comunhão com a sé apostólica, mas também de seu vivo desejo de ver reconciliadas as comunidades não em comunhão.”Mons.Di Noia é o homem escolhido pelo papa para chegar ao reconhecimento da FSSPX?

NBux: Não há nenhuma dúvida a ter sobre as intenções do S.Padre que tem tanto no coração a reconciliação e a unidade dos cristãos. Todo católico, como sugeri precedentemente, deve amar a tradição e é por este fato tradicional. Por outra parte, na Igreja, qualquer que recebe um encargo não é para promover suas idéias, mas para servir à verdade, em plena fidelidade ao ensinamento do sumo pontífice. Para este efeito, temos necessidade de uma segunda chave, para interpretar não somente o Concilio, mas também toda a vida da Igreja: aquela da Fé. Não é por acaso se Bento XVI escolheu de promulgar um ano da Fé. Na realidade, para que deve servir o debate sobre o CVII se não for para redescobrir a natureza do cristianismo, necessário à salvação do homem? Pela inteligência da fé, os cristãos devem concorrer para a inteligência da realidade. Eis o conteúdo essencial da fé da qual o papa compreendeu toda a urgência que ele tem de reafirmá-la face às concepções que reduzem a fé a um discurso, um sentimento ou uma ética. Nós devemos rezar para que todos na Igreja sejam dóceis ao Espírito Santo, espírito de unidade.


3. Mons.Fellay, superior geral da FSSPX, é a este título depositário do carisma específico da herança de M.Lefebvre, se expôs muito para permitir as condições de uma reconciliação. O sr. pode confirmar que o que deseja o Santo Padre não é negar a singularidade da FSSPX, mas de colocá-la ao serviço da Igreja?

NBux: Na carta aos bispos escrita por Bento XVI por ocasião da revogação das excomunhões dos bispos lefebvristas, o papa demonstrou que ele conhecia bem e que amava esta larga franja de fiéis que são também seus filhos. Os passos preenchidos pelo papa são inspirados pela “paciência do amor”, que segundo S.Paulo, deve caracterizar todo discípulo de Jesus. Mons.Fellay, ele também, demonstrou estar animado por esta mesma virtude e não duvido que a maior parte da Fraternidade, bispos e padres, saberá imitá-lo, preservando-se do orgulho inspirado pelo maligno. Sigamos Jesus que é doce e humilde de coração. Todo bispo, todo padre, todo cristão, deve ter no coração a unidade, porque é o bem mais precioso, segundo S. João Crisóstomo. Foi para ao preço do muito precioso sangue de Nosso Senhor, que justo antes de sua Paixão, precisamente rezou: “Que eles sejam um.”

Enfim, quando alguns caíram no erro, a Igreja é indefectível, porque Jesus a fundou sobre a rocha da fé que representa Pedro. Sua unidade é “inamissibilis” não poderá jamais se desfazer porque ela é como a túnica do Cristo, exposta solenemente este ano em Treves: sem costura, de um só pedaço. As divisões entre cristãos não podem destruir a unidade da Igreja.
O primado do papa é superior ao Concílio. E a Igreja não é um concílio permanente. A Pedro e a seus sucessores o Senhor deu o poder das chaves: de ligar e desligar sobre a terra, o que ele liga e desliga simultaneamente no céu. Por felicidade, além da Escritura, os católicos têm na pessoa do papa um anticorpo visível contra o conformismo: como o escreve Dante na Divina Comédia, nós temos “o pastor da Igreja para nos guiar; isto é suficiente para a nossa salvação.”

Que a Santa Virgem, - como lhe pede atualmente o Santo Padre – faça com que a Fraternidade S.Pio X acolha com confiança a reconciliação que lhes é oferecida pelo papa e possa conhecer assim um novo vôo para o bem de toda a Igreja católica. "


Grifos nossos.
Virgem Santíssima, ora pro nobis.